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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Afinal, o que é vender?





Vender, segundo o dicionário, é o ato de “Alienar ou ceder por certo preço; trocar por dinheiro”. 

Na prática é onde os vendedores, com a intenção de obter lucro, interagem com os compradores, que tem interesse em um determinado serviço ou produto.

Depois de alguns bons anos trabalhando diretamente com vendas cheguei a conclusão que vender é conseguir realizar um conjunto de ações combinadas, que consigam aproximar seus interesses despertando o interesse de terceiros em determinados produtos ou serviços.

Hoje podemos afirmar que existem dois tipos de vendas: Vendas ativas e Passivas.

Venda ativa é a parte da venda realizada pelo profissional de vendas, e a venda passiva é realizada pelo trabalho de marketing. 

Muitas vendas são praticamente realizadas de modo passivo, pois várias empresas (lojas) e fornecedores realizam um excelente trabalho de marketing e possuem uma marca forte e consolidada no mercado.

É comum observar clientes em determinadas lojas buscando um produto específico e se dirigindo diretamente ao caixa para efetuar o pagamento. Esta modalidade é um forte exemplo de venda passiva. 

Hoje o maior desafio de um profissional de vendas é transformar as vendas passivas em ativas. Em breve abordarei este tema aqui no blog.

Para entendermos melhor o que é vender vamos falar sobre os três elementos que envolvem uma venda: O cliente, o produto e o profissional de vendas.

Cliente: é o principal elemento do processo. É para ele que a venda é focada. Pensando nisso, devemos analisar suas necessidades e gostos para então satisfazê-los.

Produto: pode ser qualquer bem ou serviço, que tem como finalidade proporcionar algum benefício ou facilidade ao cliente.

O profissional de vendas: trata-se da ferramenta fundamental para a conquista e fidelização do cliente para a empresa, sendo ele quem realiza a prospecção de possíveis clientes e quem vai à procura destes. O profissional de vendas deve ter conhecimento de técnicas de vendas, uma boa postura e apresentação adequada. As características principais de um vendedor são: atenção, interesse, conhecimento, persuasão e ação. 

Este é apenas o básico sobre vendas, mas mesmo assim considero muito importante. Nos próximos posts estarei abordando os procedimentos de vendas.

Boas vendas com qualidade.



imagem* www.bidevelopment.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Para bem analisarmos um conceito ou idéia, e até mesmo para termos uma mais clara noção dos desdobramentos que estes possam vir a ter na realidade, é necessário que confrontemos-os com a sua possibilidade extrema oposta.

A utilidade deste procedimento é justamente prever as conseqüências de um desgaste ou corrupção dessas mesmas idéias.

Logo, temos aqui um conceito de vendas: Ajuda profissional que possibilita a aquisição, pelo cliente, do que ele realmente precisa, ou procura.

Sendo este um IDEAL da profissão de vendedor, e também um conceito teórico, podemos confrontá-lo com o seu oposto, que também é uma de suas possibilidades de realização.

Então temos um segundo conceito de vendas: Intromissão profissional que visa garantir que o cliente vá adquirir algo supérfluo ou diferente daquilo que ele procura.

Esse tipo de desgaste e corrupção de idéias e conceitos, que se transformam numa espécie de caricatura de si mesmos quando concretizados, é algo absolutamente normal, e que, embora não seja uma regra geral, é uma possibilidade que sempre deve ser abordada por quem quer que se proponha a analisar o tema.

Fica aí como uma sugestão para um post futuro e uma contribuição para o post presente.

Um grande abraço Anderson! Muito boa sua iniciativa!

Sérgio Henrique F. Alves